GUIA PARA VIKTOR: Pela gloriosa Evolução!

2013 - 06 - 19 3 3 3 0
Plaay +5mi de músicasEscute músicas onlineplaylists
Contato
Ainda não tem conta? Registrar
Entrar
Hearthstone BR
Heroes of the Storm BR
MeuLeague.com
Reactionface.net
ComentaBrasil.com
Usuário

Senha

Entrar

Esqueceu sua senha?

Ainda não tem conta? Crie Uma

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem

Enviar
Ele já está aqui. Sinta o poder do Vazio!
VIKTOR É BOM CONTRA
VIKTOR É RUIM CONTRA

GUIA PARA VIKTOR: Pela gloriosa Evolução!

2,575 VISUALIZAÇÕES 3 VOTOS

por OVOS

3 0
FEITIÇOS DE INVOCADOR
9 Marca Superior de Penetração Mágica
9 Selo Superior de Armadura
9 Glifo Superior de Resistência Mágica
3 Quintessência Superior de Poder de Habilidade
1
3
10
12
13
8
14
15
17
18
2
4
5
7
9
6
11
16
NULO
NULO
NULO


Sequência simplificada de Itens
Descrição simplificada
Bem galera, meu nome é Ed, mais conhecido no League of Legends como Ovos, e este é meu primeiro guia, de um dos champions que mais gostei de jogar até o momento, Viktor, o Arauto das Máquinas!

Atualmente não sou nenhum "Pro" no jogo, mas acredito que com este guia eu possa pelo menos apresentar a vocês as possibilidades e vantagens de se jogar com este champion que pouquíssimas pessoas jogam (e não entendo o porquê).


Enfim, vou sumarizar as capacidades de nosso ciborgue russo favorito!

Prós:

- Um dos melhores Bursts do jogo (seu combo no lvl 6 é MUITO FORTE, abuse disso);
- Death Augment DERRETE as tropas, pushar e farmar é ridiculamente fácil com Viktor;
- Subestimado ao extremo, seus inimigos duvidam de seu potencial de dano
- Sua gaiola (Gravity Field - W) é muito útil em teamfights;
- Poke com Laser é DOLOROSO;
- Ultimate com um dano absurdo se bem posicionada;
- Skins extremamente estilosas :)
- Relativamente fácil de se aprender, ao contrário do que muitos pensam.

Contras:

- Fácil de se aprender, porém é DIFÍCIL de se DOMINAR;
- É necessária uma boa gestão de mana, um Viktor sem mana não oferece mais perigo do que um minion ranged;
- O alcance de suas skills não é muito grande, portanto Viktor pode ter dificuldade contra champions de range mais alto.
- Limitaçãfo de 5 itens, às vezes fica difícil de se comprar poções e wards.
- Extremamente papel (não diga... qualquer champion AP Mid que não se chame Ryze ou Galio são desta categoria huehuehue).


Resumo das habilidades (usarei os nomes em inglês) informações numéricas extraídas de http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Viktor.

Passiva - Evolving Technology
Evolving Technology

Hex Core: Concede 3 de ability power por level

Viktor inicia seus jogos com o Hex Core, um item que utiliza um espaço de seu inventário, porém lhe fornece alguns status e pode ser melhorado na loja para aprimorar uma de suas habilidades e os status do próprio item. O Hex Core pode ser apenas aprimorado uma vez, por 1000 Gold, e não pode ser vendido de volta à loja.

Este item é o que torna Viktor, VIKTOR. Muitas pessoas acabam evitando de jogar com Viktor pelo fato deste item ser obrigatório, efetivamente reduzindo os slots disponíveis no inventário dele para 5, porém os upgrades deste item causam efeitos únicos que podem mudar o rumo de um jogo. Adicionalmente, os upgrades disponíveis para o mesmo tem um custo extremamente efetivo pelo benefício.

Irei falar mais sobre seus upgrades junto com as habilidades que eles aprimoram.


Q - Power Transfer

  • Cooldown: 9 / 8 / 7 / 6 / 5
  • Custo: 45 / 50 / 55 / 60 / 65 mana


- Velocidade do projétil: 2000

- Alcance : 600

- Dano Mágico: 80 / 125 / 170 / 215 / 260 ( + 65% AP)

- Escudo: 32 / 50 / 68 / 86 / 104 ( + 26% AP)

Viktor dispara um dispositivo em uma unidade inimiga para lhe causar dano mágico, que então retorna a ele lhe concedendo um escudo por 3 segundos.


Augment - Power Augment-Power


Passiva: Power Transfer aumenta a velocidade de movimento de Viktor por 30 % por 3 segundos. Este item agora lhe concede +3 poder de habilidade por level, + 220 de vida e +6 regeneração de vida a cada 5 segundos.


- Quando utilizado, Power Transfer concede 30% de movimento por 3 segundos.


Muita gente imagina que o poder do Viktor está em seu Laser, porém isso não é inteiramente verdade... O Power Transfer, principalmente no early, é uma ótima ferramenta para se causar Harass (Constantemente causar dano aos inimigos, sem a intenção de matar) e não sofrer retaliação "pesada" graças ao escudo. Ele é mais efetivo contra inimigos que tenham dano ao longo do tempo (Swain, Cassiopeia, Malzahar) pelo fato que o escudo será bem utilizado, porém é efetivo também se você conseguir usar o Power Transfer ANTES que o oponente lhe lance alguma habilidade, e o escudo reduzirá o dano.

Coloco 2 pontos no começo do jogo (lvl 1 e 3) para causar um harass constante, e pelo fato da mana não ser muito proibitiva (ao contrário do Raio da Morte - E).

O Augment - Power é bom para melhorar a mobilidade de Viktor, e lhe dá também um pouco mais de durabilidade ( + vida e regeneração), porém não o utilizo em minhas partidas mais sérias. Porém, o vejo sendo muito útil contra times que não possuem mobilidade elevada, deixando Viktor seguro em táticas de bater e correr.

W - Gravity Field

  • Cooldown: 17 / 16 / 15 / 14 / 13
  • Custo: 65 mana


- Tempo de ativação: 0,25 segundos (é o tempo que a gaiola "abre" quando é lançado o feitiço)

- Alcance : 600

- Lentidão: 28 / 32 / 36 / 40 / 44 %

Viktor conjura um dispositivo de aprisionamento gravitacional em uma área próxima a ele, causando lentidão em todos os inimigos que passam por cima do mesmo. Enquanto sob esse efeito, os inimigos geram "contadores" a cada meio segundo, depois de 3 "contadores" (1,5 segundos dentro do campo) o inimigo será atordoado por 1,5 segundos.



Augment - Gravity

O Gravity Field tem um alcance adicional de 30%. Este item agora concede à Viktor +3 poder de habilidade por level, +200 mana, +10% redução de recarga e +5 regeneração de mana a cada 5 segundos.

- Alcance ampliado para 812,5



Imagino que muita gente vai me questionar, xingar ou espernear...

"OMG OVOS PQ VC Ñ POE O GRAVITY FIELD NO LVL 4?!?!"

É simples meu caro Padawan. Por apenas 2 motivos.

1 - Você deixa de colocar aquele ponto extra no Q, sua principal ferramenta de harass na lane, consequentemente reduzindo seu poder de dominação na lane.

2 - Custa mana moderada, e é MUITO PROVÁVEL que o inimigo escape do campo.

3 - Esta habilidade praticamente foi feita para teamfights e fazer combos com outras habilidades de seus aliados. Ou seja, será melhor utilizada mais pra frente no jogo.

HÁ EXCEÇÕES, pode ser útil colocar o ponto no W no Lvl 4 caso seu oponente de lane seja extremamente estúpido, ou o jungler deles decidir montar uma barraca na mid lane.

De qualquer maneira...

Essa habilidade é muito útil nas teamfights, como eu já disse. Iniciada a luta dos paranauês, só ativar o W no meio da baderna que vai atordoar os inimigos que não prestarem atenção, ou ainda combar com habilidades de seus aliados.

Muito boa também para TIRAR aqueles tanks e assassinos da cola sua e do ADC, simplemsente jogue o W em seus pés (ou do ADC) para que eles pensem 2 vezes antes de dar aquele dive maroto!

Também tem grande utilidade em lutas na Jungle, pelo fato dos corredores serem bem estreitos, garantindo que os inimigos não saiam com facilidade do campo de ativação!

As possibilidades do Gravity Field não tem limites :)

O upgrade Augment - Gravity é mais utilizado em builds de Support Viktor, algo que eu não tenho muita experiência... Porém o alcance ampliado para alocar o Gravity Field é muito útil para manter o Viktor em segurança nas Teamfights.


E - Death Ray


  • Cooldown: 13 / 12 / 11 / 10 / 9
  • custo: 70 / 80 / 90 / 100 / 110 mana

Alcance : 540 (aproximadamente 1000 considerando o destino final do laser)

Dano mágico: 70 / 115 / 160 / 205 / 250 (+ 70% AP)

Viktor usa seu braço robótico para disparar um raio do caos que varre através do campo em uma direção selecionada, causando dano mágico em todos os inimigos atingidos.


Augment - Death



Passiva: Death Ray queima os inimigos atingidos, causando 30% de dano mágico adicional por 4 segundos. Este item agora concede à Viktor +3 poder de habilidade por level e +45 de poder de habilidade.

Dano mágico bonus do Augment Death: 21 / 34.5 / 48 / 61.5 / 75 (+ 21% AP)

Dano total: 91 / 150 / 208 / 267 / 325 (+ 91% AP)

Esta habilidade é a marca registrada do Viktor. É um skillshot (habilidade que não precisa de um oponente para ser ativa) "diferente" de se mirar, primeiramente você clica no local do inicio do laser, mas não solte o clique. MOVA o mouse rapidamente na direção que você deseja que o laser passe, e aí você solta o botão. Esta mecânica é semelhante ao Ultimate do Rumble.

Muitas pessoas DESISTEM de jogar de Viktor pelo fato de não se acostumar com esta habilidade, porém depois de praticar, acaba sendo mais fácil do que imagina acertar aqueles inimigos fujões.

Não abuse desta habilidade em seus níveis iniciais, ela possui um cooldown razoavelmente longo e o custo de mana é elevado, mas depois de alguma regeneração de mana fica mais fácil utiliza-la para harass e limpar tropas.

Ah e seu dano é um ABSURDO, esta skill será maximizada primeiro, após colocarmos 2 pontos em Power Transfer.

Seu aprimoramento, o Augment - Death, é o item que construiremos em 99% dos jogos de Viktor mid, simplesmente pelo fato de conceder 45+ AP, e ainda 30% de dano extra no laser, permitindo matar todas as tropas com um número razoavel de AP em apenas 1 disparo, e ainda arrancar gritos de desespero quando um inimigo é acertado pelo RAIO DA MORTE e morre pela queimadura do dano bonus... MWAHAHAHAHA!

Além de tudo isso, um fato muito interessante desta habilidade, é que não possui uma animação de lançamento, ou seja, você pode utilizar o Death Ray em movimento. Muito util em perseguições, ou quando VOCÊ é o perseguido :)

Chaos Storm - R

  • Cooldown: 120
  • Cost: 125 / 175 / 225 mana

Alcance : 700

Dano mágico inicial: 150 / 250 / 350 (+55% AP)

Dano mágico por segundo: 40 / 60 / 80 (+24% AP)

Dano mágico total (ativação + 7 seg): 430 / 670 / 910 (+223% AP)


Viktor conjura uma tempestade do caos em um local alvo, causando dano mágico e silenciando os inimigos na área por 0,5 segundos. A tempestade permanece em campo por 7 segundos, causando dano mágico por segundo em inimigos próximos.

Enquanto a tempestade está ativa, Viktor pode ativar novamente a habilidade para movê-la onde o cursor apontar, e a tempestade se move mais depressa dependendo de o quão perto está de Viktor.


Ah... o glorioso Ultimate de Viktor! Muita gente negligencia a potência desta habilidade, porém se ficarem muito tempo dentro da tempestade, a única coisa que os inimigos verão será a tela cinza... :)

Esta habilidade é capaz de virar jogos quando bem aplicada em uma teamfight, principalmente se os oponentes estiverem muito aglomerados. Também tem a utilidade de causar um breve silêncio, impedindo habilidades canalizadas como a Ultimate do Nunu, Katarina, Karthus ou Fiddlesticks. É importante lembrar que o silêncio é causado apenas na ATIVAÇÃO da Chaos Storm, ela não causará silêncio se foi lançada em um local afastado do alvo e redirecionada.

Adicionalmente, você pode selecionar a habilidade e clicar diretamente no champion inimigo, isto fará a Chaos Storm "mirar" no inimigo e o perseguirá, lembrando que ela é mais rápida se estiver próxima de Viktor, portanto você deve correr junto!

Mesmo se você morrer enquanto a Chaos Storm estiver ativa, ela continuará causando dano pelos 7 segundos do feitiço. Porém, você não pode redirecioná-la, mas já aconteceu de eu pegar algumas kills depois de morto enquanto minha Chaos Storm tocava o terror XD

Para concluir, esta habilidade possui uma grande sinergia com o Liandry's Torment (como todas as habilidades de dano por segundo) e o Rylai Crystal Scepter, permitindo ela causar uma lentidão em grupo e alcançar facilmente o alvo "mirado".


Feitiços de Invocador:


Flash - Feitiço mais ROUBADO do jogo, não há discussão que esta é a habilidade mais usada do jogo, apenas alguns exemplos sobre a mesma:

- Garante kills quando você pula para dar aquele burst maroto no level 6;

- Garante a FUGA quando seu oponente tenta te dar um burst;

- Escapa de Ganks do jungler;

- Evita situações de morte.

Ignite - Para um AP Mid, é um feitiço extremamente útil para adicionar ao arsenal de magias, causando aquele "restinho" de dano necessário para garantir a kill. Também muito útil contra inimigos que confiam muito em regeneração de vida (Swain, Mundo, Vladimir, Warwick, Aatrox, etc), reduzindo a eficácia destes efeitos pela metade.

Teleport - ALTERNATIVA PARA IGNITE -  Feitiço útil caso você queira farmar a lane mais passivamente, e retornar para a mesma sem perder gold ou xp. Também lhe concede uma presença de mapa monstruosa, principalmente se seu time coordenar ganks com wards estratégicas nas quais você pode teleportar.



Talentos:


21 pontos em Offense. Você é um AP Carry, sua missão é causar o máximo de dano em menor tempo possível, e os talentos desta grade lhe ajudam a isso. Vale lembrar do Spellsword (5% de seu AP é causado como dano mágico em seus ataques básicos) para aquele harass extra no early game, e o aprimoramento no ignite, e o restante é investido em AP penetração mágica e dano.

0 pontos em Defence. Pode ser útil colocar 9 pontos aqui, mas prefiro utilizá-los em Utility para o tempo ampliado das Jungle Buffs. Caso queira jogar REALMENTE seguro, coloque pontos em Resistência Mágica (ou Armadura, caso lute contra champions AD) e HP.

9 pontos em Utility. Gosto dos pontos nesta grade, um pouco de mana regen, mobilidade e redução de cooldown nas habilidades de invocador, além do tempo estendido para os Jungle Buffs.

 

Runas:

Marcas de penetração mágica: não há runa mais eficiente nestes espaços para um AP Mid. SEM DISCUSSÃO :P

Selos de armadura: auto ataques são uma maneira muito útil de se causar harass no oponente, e o contrário é válido também, portanto aqueles 14 de armor extra no level 1 AJUDAM MUITO. Você não vai precisar dos selos de regeneração de mana, se você realmente precisa de mana regen compre um Cálice da Harmonia.

Glifos de resistência mágica OU poder de habilidade escalonável: Sinto-me mais confortável com os glifos de resistência mágica, mas há quem prefira poder de habilidade por nível. Vai da escolha do freguês, só não reclame depois de ter tomado um burst 100 – 0 do oponente xD

Quintessências de Poder de Habilidade: As runas mais efetivas para um AP Mid, 15 de poder de habilidade no nível 1 é FORTE. Junto com sua passiva e masteries você inicia com 26 de poder de habilidade, e se começar com um anel de doran vai para 42. Nada modesto né?

Ordem de Itens:

Depende MUITO do tipo de time e oponentes que estão contra você. Irei dar um breve descritivo de combos:


+ 4x

Utilize este início contra oponentes que dependem muito de skillshots (Ezreal, Nidalee, Lux, Anivia, Cassiopeia)


+ 2x +

Para aquelas lanes que você possivelmente terá dificuldade, e apenas quer sobreviver, ou que você saiba que o jungler inimigo ira acampar sua lane, a ward é muito útil.

+ 2x

Start mais recomendado, desde o update do patch 3.8 o anel de doran custa 400 gold e concede stats muito apreciados por Viktor (AP, HP, e regeneração de mana), e ainda você consegue comprar 2 poções de HP com o restante do gold.

Itens essenciais:
  + + + +
Praticamente todos os jogos você vai querer ter 2 dorans, realizar o upgrade para o Death Augment fechar botas e rushar um Rabadon, isso lhe concederá MAIS DE 400 AP em 20 mins de jogo.



,

Wards são essenciais para QUALQUER champion, não são restritas ao suporte. Via de regra: Se sobrar 75 gold ou mais, COMPRE WARDS. Coloque nos arbustos lado a lado na mid lane, também é útil colocá-las no caminho dos espectros da jungle inimiga para coordenar um gank no jungler. Utilize uma pink ward caso tenha certeza de onde o inimigo colocou uma ward para lhe negar a visão daquele local!

Itens Situacionais:


Athene's Unholy Grail -  Caso você não deseje utilizar os dorans, use o gold para iniciar um cálice da harmonia. Isto irá ferir um pouco de seu early game, porém a regeneração de mana deste item é BRUTAL. Recomendo a ordem cálice - death - bota - rabadon - athene. O CDR deste item é extremamente útil para continuar spammando Qs e Es.

Void Staff - Após concluir seu Rabadon, se seus inimigos tiverem um mínimo de inteligência, começarão a fazer resistência mágica. Finalize o Void Staff para garantir que seu dano continue causando pânico e horror!
Rylai's Crystal Scepter - Vida, poder de habilidade e uma passíva que combina com todas as habilidades de Viktor (indiretamente com o W, pois a lentidão causada por seus feitiços facilitam a aplicação do atordoamento). Recomendado após o Rabadon, contra times que não tenham muitos blinks ou Gap Closers.
Liandry's Torment - Vida, poder de habilidade e uma passíva que combina com todas as habilidades de Viktor - sim, praticamente a mesma descrição acima! Porém Liandry dá um DPS baseado na vida do oponente, recomendado contra times que tenha champions que façam muita Vida ( Cho'gath, Olaf, Garen, Sejuani, etc). Comece este item pela Hauting Guise antes de começar a fazer o Rabadon, e finalize o item após ter montado o capuz da morte.
Zhonya's Hourglass - Poder de Habilidade BRUTO (120+ AP), Armadura decente, e uma ativa que literalmente salva sua vida. Este item é melhor aproveitado mais pro late game, depois de ter finalizado seus itens principais. Porém, é útil ter uma Seeker's Armguard (faz parte da receita do Zhonya) no Early Game caso você esteja contra um AD mid.

Abyssal Scepter - Item extremamente útil caso seu time possua outro champion que cause dano mágico, graças à sua aura de redução de resistência mágica! Além disso, dá uma resistência mágica muito boa. Finalize este item após o Rabadon, e caso os oponentes não façam nenhum tipo de resistência mágica, desconsidere o Void Staff e utilize apenas o Abyssal Scepter.

Homeguard - O aprimoramento de bota que é sem dúvida o mais útil, esteja você defendendo sua base ou retornando de volta à sua lane, a velocidade de movimento gigante é um grande diferencial.

Elixir of Brilliance - Um dos itens que é mais considerado quando você está "Full Build", porém no caso de nosso amigo Viktor, você pode estar com todos os slots usados (por exemplo, 2 dorans, Aug Death, Rabadon, Botas e uma blasting wand iniciando pra fazer um Void Staff). Neste caso, se você estiver com pouco gold, é util já comprar um Elixir para uma possível teamfight, a vantagem deste item é ABSURDA.



Early Game:

Sua principal missão no early game do Viktor é farmar 1400+ gold. Simples assim. Com esse gold, você pode comprar um Doran Ring e o Augment Death, praticamente dobrando o dano de seu harass com seu Q - Power Transfer e E - Death Ray.

Sempre tente acertar o oponente com seu Q e um auto ataque quando o mesmo for tentar bater em uma tropa. Porém, priorize matar as tropas do oponente quando estão com vida baixa, o auto ataque de Viktor é bem limpo, facilitando o tempo do last hit.

Seu comportamento na lane deve ser levemente agressivo, porém não force muito a lane pro lado do oponente a não ser que tenha CERTEZA de onde o jungler inimigo esteja, lembre-se que apenas terá o W no level 8.

Quando tiver seus 2 Dorans Rings, Death Augment, e pelo menos 4 pontos no Death Ray, é possível aniquilar todas as tropas inimigas apenas com 1 feitiço em linha reta (as vezes é necessário atacar 1 vez as tropas melee dependendo do tempo de jogo).

Seu harass depende muito da sua barra de mana, procure dar o harass com Auto Ataque + Q + E na direção que o oponente correr caso você tenha 100 - 50 % de sua barra de mana. EVITE USAR O LASER CASO ESTEJA COM MENOS QUE A METADE DA MANA, DEIXE-A REGENERAR UM POUCO.

Adicionalmente, a passiva do Doran ring o incentiva a dar os last hits corretamente, lhe concedendo 5 de mana por kill de tropa. Abuse disso!

Como o Q tem um custo de mana relativamente baixo, e Viktor não possui um dano de ataque muito elevado, é util utilizar o Q para alguns last hits caso precise limpar as tropas relativamente rápido, ou para garantir o gold da tropa canhão (ela concede mais gold por kill).

Mid Game:

Considero que o jogo começou o Mid Game no momento que a primeira torre cai, depende muito do conceito de quem está na partida... Enfim, provavelmente você já tem seu Death Augment, Dorans ou Cálice da Harmonia, e começou a fazer seu Rabadon. Provavelmente está acima do nível 6 também. O que significa que dependendo da posição, você pode erradicar seu oponente do mapa! Este é o momento em que Viktor está mais forte no jogo.

Burst combo:


Use Flash se necessário! = + + +

Este combo limpa a vida do inimigo em uma quantidade curta de tempo, lembre de depois de ativar a Chaos Storm , se você clicar em cima do Champion inimigo, ela o continuara perseguindo!

Adicionalmente, caso seu oponente esteja jogando extremamente seguro e evitando te "encarar", você simplesmente utiliza seu para limpar as tropas em 1 segundo e daí você pode passear na Top Lane ou Bot Lane. Seu combo vai apagar a existência de qualquer inimigo quando você tiver o Rabadon.

Não se esqueça de continuar colocando wards!

Além disso, sempre peça o Blue Buff para o seu jungler, você praticamente fica com a mana infinita por 2 minutos (2:44 com o talento em utilidade) e pode forçar a lane sem problemas e continuar dando harass pesado no oponente!

Late Game

O Late Game... é quando os primeiros inibidores cairam, e os times começam a andar em grupo, tentando pegar qualquer pessoa desprevinida... Neste momento, o poder de Viktor é apagado um pouco, e quem reina supremo são mesmo os AD Carries. Porém, você ainda é dono de um dos maiores danos AOE do jogo, sua Chaos Storm! Se bem aplicada em uma Teamfight, o jogo estará garantido.

Além disso, com seu burst, você consegue assassinar os oponentes que não possuam Vida/Resistência Mágica altos, fique atento para inimigos fora de posição!

Utilize seu Gravity Field em conjunto com outras habilidades de controle de grupo de seus aliados, as combinações são catastróficas, ainda mais se afetarem múltiplos alvos e você conseguir combinar com seu Death Ray e Chaos Storm!

E por último, mas não menos importante, NÃO ANDE SOZINHO!

Encerramento

Bom pessoal, meu guia está encerrado, por enquanto! Caso tenham algum tipo de sugestão ou crítica, fiquem à vontade e comentem meu guia ou me mandem uma mensagem.

Muito obrigado a todos!

For the glorious Evolution!