GUIA PARA NOCTURNE: O pesadelo da S3

2013 - 02 - 16 33 22 33 0
Plaay +5mi de músicasEscute músicas onlineplaylists
Contato
Ainda não tem conta? Registrar
Entrar
Hearthstone BR
Heroes of the Storm BR
MeuLeague.com
Reactionface.net
ComentaBrasil.com
Usuário

Senha

Entrar

Esqueceu sua senha?

Ainda não tem conta? Crie Uma

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem

Enviar
Ele já está aqui. Sinta o poder do Vazio!
NOCTURNE É BOM CONTRA
NOCTURNE É RUIM CONTRA

GUIA PARA NOCTURNE: O pesadelo da S3

59,921 VISUALIZAÇÕES 33 VOTOS

por WXKILLXW

22 11
FEITIÇOS DE INVOCADOR
9 Marca Superior de Velocidade de Ataque
9 Selo Superior de Armadura
9 Glifo Superior de Resistência Mágica Escalonável
3 Quintessência Superior de Penetração de Armadura
1
3
5
7
9
2
14
15
17
18
4
8
10
12
13
6
11
16
NULO
NULO
NULO


Sequência simplificada de Itens
Descrição simplificada
Considerações iniciais:


     Por que jogar com o noc? Ele é um jungler rápido, com sustain decente e um ótimo ulti para ganks, é forte em todos os estágios do jogo e numa teamfight desempenha muito bem os papéis de assassin e dps e bem o de peeling.
     Sem mais delongas, o guia:


Prós

òtima presença de mapa com o ulti
Jungler sustentável e rápido (muito rápido)
Bom farmer
Bom em "pushar" e "holdar" lanes
excelente split-pusher
Bom pusher
Ótimas ganks (mesmo sem o ulti)
Pode pular por cima de wards (ulti)
Todas as skills podem ser usadas defensivamente
Todas as skills (menos a passiva) tem usos sutis interessantes
Bom 1x1

Contras

Pouca CC
A velocidade do Duskbringer é um pouco diferente de outros skill-shots (isso torna difícil de acertar)
Shroud of darkness precisa de prática para ser bem usado
Match-ups ruins na season 3

     Starting Itens                

A  terceira temporada obriga a maior parte dos junglers a começar com o machete. Creio que o nocturne esteja incluído nessa "maior parte". Enquanto é possível junglar com outros itens, você perderá muita sustain e sua clear speed será altamente prejudicada.

Rota na floresta

A season 3 aparentemente possui a seguinte rota clássica para o nível 4 com buff duplo: Lobos-Blue-Fantasmas-(lobos ou golens)-Red-Fantasmas.
Junglers mais rápidos, sustentáveis ou dependentes em dano em alvo único costumam fazer os golens, os demais fazem os lobos novamente.
Para o nocturne, tanto os lobos quanto os golens são boas opções, os lobos te darão mais sustain e os golens um clear time mais rápido. Recomendo fazer os golens, a menos que esteja sob ameaça de counter-jungle.


Após o primeiro clear, quando comprar as navalhas de madred, seus clear times serão extremamente rápidos e terá alta sustain, sua única preocupação na jungle será mana, hp não lhe será problemas.

Runas

Não tenho ip o bastante para realizar testes, peguei runas básicas da internet ¬¬; sinta-se à vontade para mudar isso.

Masteries

Eu sugiro 9/21/0, recomendo evitar masteries multiplicativas como armadura lendária, pois seu scale é baixo ( 5 ou 6 % não é muita coisa). Mas, se for pegá-las, recomendo colocar apenas 1 ponto nelas, pois o primeiro ponto é mais custo-eficiente que os demais.


A diferença na jungle entre masteries ofensivas e defensivas é mínima e usar 9/21/0 proporciona um late game melhor. Recomendo o uso de 21/9/0 ou 21/0/9 caso pretenda fazer uma build mais ofensiva e/ou baseadaem crítico. 21/x/x também comba bem com a nova espada do divino 




Sumoner spells
Flash: Melhor summoner para você, ajuda em teamfights, ganks escapadas, chases, TUDO
: Exaurir: Bom para deixar o inimigo no lugar, mas ja temos nosso fear, tem um belo nerf de ad, mas é melhor utilizado em outra pessoa (leia-se ad carry, suporte ou tank)
Fantasma: Já temos speed boost no nosso q, útil, mas prefiro o flash

OBS: Não existe jungler sem smite!!!!Todos os spells aqui listados são úties em determinadas situações.

Itens

Botas:
                                                             
Com a season 3, o aumento do gold ambiente e o nerf da velocidade, as botas de mobilidade se tornaram bastante viáveis para junglers em geral. Não recomendo as grevas do beserker nem o tabi ninja, mas os passos de mercurio são sempre uma opção a ser considerada, principalmente contra times com CC pesado e levando em consideração a dificuldade em conseguir MR na S3.
                       
 Escolha de itens


 - um pouco de dano, life steal pra sustain e ajuda o clear time pra caramba. Junto com o wits end lhe dará as resistências necessárias

 

  - Hoje em dia, cutelo negro e wrigles são as únicas coisas que sempre pego no noc... Pegue o brutalizador assim que fizer sua wrigles ou logo antes de fechá-la. Prossiga para fazer outros itens e então feche o cutelo, a não ser que precise de mais dano, então feche o cutelo imidiatamente. Esse item é OP. PONTO.


  Bastante atack speed para combar com seu q, sua passiva e o cutelo negro + um on-hit effect bom. Além disso lhe dá praticamente todo o MR que você precisa mid-game. Escolha sólida.


 O melhor item defensivo para o nocturne contra um time equilibrado! O slow ajuda a realizar seu papel de anti-carry, ajuda com seu peeling relativamente fraco e comba muito bem com seu e. Além disso, pegar um fago no começo do jogo lhe dá grande poder durante o mid-game.


  Excelente item, upgrade um pouco cara para supports, logo faz sentido o jungler ter um desses. Ótimo item caso planeje seguir uma build mais defensiva. Também é uma sólida escolha contra times pesados em dano mágico ou em AoE. Pegue o égide da legião early/mid-game e faça a upgrade late-game.


 Auto atacks te dando problema? COMPRE. Agora que o coração de ouro saio do jogo, esse item certamente perdeu um pouco de seu estímulo. Porém, agora ele é feito de um cinturão do gigante e dá 500hp. Excelente item, não se esqueça do ativo!


  Caso precise de mais dano essa é a melhor opção para um item puramente ofensivo. Recomendo apenas para late-game, porém mid-game com cutelo e BT pode render bons resultados se você estiver feedado. É late-game e seus slots estão cheios? Venda a lanterna e compre uma dessas, ou um Anjo Guardião, se estiver explodindo em teamfights.





Itens situacionais -:


Coração congelado: similar ao randuin´s, mas com mais armor e uma cdr considerával, porém prefiro o active do randuin´s

THornmail: Só e apenas se um glass canhon auto-attacker inimigo estiver MUITO feedado


Anjo guardião: Excellente item pro late game. Na dúvida, quem compra GA nunca erra. Mas lembre-se de que esse item foi nerfado hardcoremente.

Sunfire cape: Item equilibrado, excelente contra ad-casters, contra auto atackers randuins é provavelmente melhor. Com o rework do cutelo negro, este item se torna especialmente bom devido ao HP.

Cimitarra mercurial: OP. PONTO FINAL. Nerfaram o GA pra caramba, e deram um upgrade pro QSS que, além de usar uma espada B.F., da um boost de velocidade após usado?? Hm... O novo item mais op do jogo?? É provável que seja.


Dançarino Fantasma: Você não tem espaço para crit.


Último Suspiro: bom item late-game, toda a arpen que você pode precisar.

Arauto de Zeke: Aura legal se seu time tiver mais physical dps´s fortes. Porém não gosto muito dele, não no nocturne, pelo menos.

Hexdrinker/mandíbula de malmorius: excelent em todo ad que está com problemas com mages

gume da infinidade: você não é um adc... Não tente ser um.

Marreta Congelada: excelente item, vai suprir sua necessidade por hp e seu phage precisa virar algo, sendo tri-force ruim no noc, compre frozem mallet (deve ser pego todos os jogos - a não ser que o jogo acabe antes). Comba muito bem com seu E

Véu da Banshee Bom contra burst mages ou initiantions muito fortes, Obs: se você tiver com o BV up e usar o W, ambos os spell-shields serão consumidos, cuidado com isso!

Espada do Divino: O texto faz esse item parecer melhor do que realmente é. Mas ele não deixa de ser bom, especialmente para builds ofensivas e/ou focadas em assassinatos/anti-carrying (bom item para quando escolher o nocturne como counter-pick) Comba com a espada fantasma de youmuu. Porém ele é um pouco paradoxal, o que me desagrada. Vemos dele tiram melhor proveito builds com pouca chance crítica. Mas, como chance crítica é um status multiplicativo, dele tiram melhor proveito builds com muito ad e, especialmente, com o gume da infinidade. Porém, caso se faça uma build com alto dano, por sua natureza multiplicativa, crítico será um ótimo investimento. Assim, para fazer o melhor uso deste item, deve-se ter uma build que só é efetiva quando este item estiver ativado. 
 
Skills
Pode-se pegar o fear no level 3, ou até mesmo no 2, caso precise gankar ou tenha uma oportunidade boa.


[Passive]Umbrablades: Boa passive, nos traz velocidade e sustentabilidade na jungle. Com nosso base damage alto no level 1, duskbringer - umbrablades numa teamfight de level 1 trará um excelente dano AoE. 
[Q]Duskbringer: Seu pão com manteiga: use para chasar, fugir, andar mais rápido, gankar e pelo bonus damage. Nos primeiros 3 ou 4 leveis o dano do hit do duskbringer é relativamente alto, mas no late-game ele só é usado pelos bônus. Lembre-se, se você hittar o inimigo, ele deixará o dusktrail por onde ele for! Numa teamfight, hite todo mundo e o chão inteiro será pintado.

[W]Shroud of darkness: As passivo, as ativo e um spellshield? Sim, por favor. Mas ela é difícil de ser usada efetiva e consistentemente.

[E]Unspeakble horror: seu dano não é muito bom (mas tem uma scale de 1:1 de ap), usaremos pelo fear, sua única CC de habilidades.

[R]Paranoia: Reduz a LoS dos inimigos e remove seu compartilhamento, além disso é um dash. Bom ulti, mas não o superestime, nem subestime suas outras skills!!!

Ulti:

Seu dano não é tão impressionante, ele é primariamente usado pelo dash. Não inicie ganks com ele
caso possa fazê-lo com seu q seguramente, guarde para usar como gap closer após o inimigo usar um blink, te stunnar ou criar distância de algum geito.

Só o use
 para iniciar teamfights caso você adote uma build bastante defensiva, ótimo para assassinatos em teamfights, ou zonear o carry inimigo. A perda de visão também é muito útil, principalmente contra ADCs com muita range.

Não se esqueça de explorar a perda de visão ao máximo. Algumas vezes vale a pena usá-lo
, mesmo que não use o dash. (observação: ele não esconde o dusktrail do seu q)



Ganks

Não inicie uma gank com o ulti
, a menos que não seja possível de iniciá-la com o seu q. O ulti serve para gankar quando você está longe da lane e não há tempo de alcançá-la. Caso você não consiguirá chegar no inimigo antes que ele entre na tower, se você aparecer na lane, caso o inimigo usar um blink, cc ou otra skill (ulti=gap closer) ou para alguns tower divings (mas tenha cuidado, principalmente early game), para anular mal posicionamento ou passar por cima de wards.

Abra com um duskbringer
, tente acertar, mas, caso erre, ainda terá boas chances, se acertar o resto. Use o w, assim que o inimigo for te focar, fear quando estiver na range. 

Lembre-se ganks não precisão de 1 kill para serem um sucesso. Após a gank limpe 1 ou 2 waves de creeps para colocar pressão na tower antes de sair, dependendo da reação do time adversário, isso pode se tornar uma ótima oportunidade para derrubar/dar dano na tower daquela lane, ou pode livrar a lane alguns segundos para te ajudar no dragon. Além disso, é provável que numa gank você e seu aliado levem dano, logo ele vai querer dar recall e você não estará em boas condições para holdar a lane  então um pequeno push permite um recall seguro para o  laner.

Ganke bastante, o nocturne é bom em ganking, não há muitos problemas em ficar 1 level atrás, se conseguir boa grana com kills e assists. Além disso, pegue as kills da gank para você. Você é um snowballer e precisa ser feedado ou farmado. Mas não seja egoista, 2 ou 3 kills são suficiente, então passe a dar o kill para o laner (quando possível, não o deixe escapar tentando passar a kill pro outro!). Lembre-se você é um tanky-dps, não um ad carry. É melhor feedar o seu carry.



Match-ups




   
Difícil:       
É um dos melhores farmers do jogo, clear time ridículo. Alto poder de counter-jungle e um dos melhores snowballers do jogo. Evite duelos diretos, pois seu e é ridículo e, com o slow do q, você não vai sobreviver se ele te pegar invadindo. Mas o Mundo tem um ponto fraco: na primeira clear ele ficará com hp extremamente baixo.


     Difícil:
Provavelmente o melhor jungler do jogo. Ele te supera em quase tudo, mas sua força cai late-game. Não tente counter-jungling arriscado e proteja sua própria jungle. Tente dar counter-ganks para evitar que o jogo snowballe e lembre-se de bloquear seu q. Não duele contra ele early game. Farme em preparação para o late-game e dê outscalle no Lee Sin.



Moderado-Difícil
Jungler super rápido, mas ganks mais ou menos. Assim como o Mundo, ele provavelmente ficará com hp baixo no first clear (porém não tão baixo e ele pode tomar medidas para evitar isso). Você pode tentar matá-lo em sua jungle, mas ele pode fazer o mesmo com você!!. Seu q em melee-range lhe confere poder de duelo early-game ridículo, principalmente com blue-buff!!. A maior desvantagem do Noc é que o Olaf tende a ser mais resistente e pode fazer itens de tank com maior facilidade. Nunca se esqueça: true-damage é OP  e é uma boa ideia focar em ganks contra um olaf.

      Fácil
Você é counter dele!! Nem tanto na jungle, mas late-game pode usar seu ulti para ignorar o dele ou simplesmente bloqueá-lo com seu w. Invasão contra amumus costuma render bons resultados. Num duelo early-game, bloqueie seu stun, caso ele ainda não o tenha, bloqueie seu e. Caso tente matá-lo na jungle, o faça até o lvl 3. Do lvl 4 em diante ele tem bom poder de duelo. Counter-jungling e ganks são a chave para vencer essa matchup!

Moderado
Cho Gath é um dos melhores control junglers do jogo, com seu ulti e sustain insanos. Além disso, é muito útil em teamfights mesmo sem itens, graças ao seu poderoso CC e, se ele de fato conseguir itens, vira uma maquina canibal e destrói os adversários. Contra um cho gath, é possível, porém arriscado, matá-lo na jungle antes da primeira volta à base, depois disso, nunca vai matá-lo. Você tem também uma vantagem significativa nas ganks, devido ao seu CC ser targeted e ao seu ulti. Contra um Cho, ganke bastante, mas nâo deixe sua jungle desprotegida.

Moderado - fácil
O maokai tem ganks muito mais poderosas que as suas antes do lvl6, e tão poderosas quantos suas ganks com ulti. Seu clear time é significativamente rápido e, mesmo sem itens, tem um bom late-game devido à sua natureza de support. Contra um Mao, dê counter-ganks: ele pode ser um dos, se não O melhor ganker do jogo, mas não é tão bom num 2x2 ou num 3x3 quanto o nocturne. Além disso, tente roubar sua jungle, para atrasá-lo e forçá-lo a gankar menos.

Difícil
Caso ele foque em gank, farme até o lvl 6, tente counter ganks e faça suas prórpias ulti-ganks. Caso ele foque em counter-jungle, roube a jungle dele enquanto ele está na sua, chame seu time... faça o que for necessário e/ou plausível, o Noc não tem as ferramentas para se defender de um shaco. Lembre-se de três coisas caso queira vencer: 1) Shaco, quando counter-junglando, fica o tempo todo na cara do jungler inimigo enganando-o e usando os mais diversos truques, de forma que o cérebro é a melhor arma de um shaco,a ssim como a melhor defesa contra um. 2) O late-game do shaco é horrível, seu objetivo é criar uma vantagem para seu time e/ou uma desvantagem para o time inimigo, principalmente early/mid games, suficientemente grande(s) para que o time dele vença um 4x5. 3) Warde sua jungle, nunca a deixe desprotegida, faça o possível para prever seus movimentos, para que posso tomar melhor suas decisões.




Considerações finais:

     Build totalmente transformada. Pretendo mudar o resto do guia em breve e padronizar melhor as fontes/cores etc.. para um melhor aspecto visual. Guia sujeito a mudanças com base em 

Time log

25/01/2012 -> Guia publicado online
26/01/2012 -> Guia entrou nos mais votados, sétima posição (3 votos positivos/ 0 negativos), posteriormente ele chegaria a segunda posição (no mesmo dia) com 9 votos positivos/0 negatios. Adicionada a seção prós-contras. Adicionada sessão de ganks. Rotas para ganks no level 3 desenvolvidas e adicionadas nas rotas alternativas. Alguns erros de digitação corrigidos e acrescentei algo aqui e ali.
28/01/2012 -> adicionada sessão "skills"
29/01/2012 -> Guia na primeira posição dos mais votaos do site!!!  Posteriormente o guia voltaria à segunda posição. 
23/02/2012 -> Guia fora dos tops, não sei quando saiu, fiquei muito tempo sem entrar. Meta: colocar imagens e cor no guia.
9/03/2012 -> Melhorada na formatação guia: cores e imagens adicionadas.
10/03/2012 -> Continuação da reformatação
11/04/2012 -> contunuação da reformatação. Adicionada rota vampírica alternativa (para ganks no level 6 apenas)
15/11/2012 -> Reformulação do guia visando sua adaptação ao meta mais atual.
5/12/2012 -> Continuação da reformulação do guia, dessa vez o adequando à terceira temporada.
22/12/2012 -> Continuação da reformulação do guia, correção de erros de digitação.
03/01/2013 -> Continuação da reformulação do guia, correção de erros de digitação. obs: Estou enfrentando problemas na hora de ajustar as masteries para a nova season. O site não me dá 30 pontos, por isso, ainda não as corrigi.
05/01/2013 -> masteries atualizadas, pequena atualização da seção de itens, adição de seção de jungle-matchups correção de erro de digitação.
16/02/2013 -> continuação das match-ups. pequena reformulação de design.